quinta-feira, 7 de março de 2013

Ponto Novo: Distribuição de água da Barragem provoca debates



A discussão em torno da distribuição da água da Barragem de Ponto Novo tem provocado debates e mais debates, dividido opiniões e, além de tudo, gerado medo.

O problema não está na questão da seca, da falta de água, mas na essência humana,mais precisamente,na maneira como nos comportamos diante da abundância e da escassez. Se estivéssemos vivendo numa situação de reservatórios cheios em toda a nossa região, os problemas decorrentes da poluição desde a nascente, do desmatamento de matas ciliares, seriauma preocupação apenas de Ponto Novo e demais municípios banhados pelo Rio Itapicuru. 

Em tempos abundantes, banhistas de diferentes lugares produzem e deixam lixo às margens da Barragem de Ponto Novo porque há um equivocado pensamento de que“o que não é meu, não tenho por que zelar”.
Em 2006, numa segunda-feira, durante uma visita ao Balneário de Ponto Novo com um grupo de universitários, recolhemos inúmeras sacolas plásticas com logomarca de um reconhecido Supermercado da cidade de Senhor do Bonfim, afinal de contas, era apenas um espaço de lazer, indigno do zelo de todos os frequentadores, inclusive, visitantes.

É necessário sim que levemos em consideração que a água dos mananciais é um bem de todos. O município de Ponto Novo não é, em hipótese alguma, dono exclusivo deste líquido tão precioso retido na Barragem que leva o seu nome. Mas, é imprescindível também que o cuidado, a promoção da sustentabilidade, a voz contra a poluição e o desmatamento seja uma bandeira comum de todos os interessados. 

Vivemos, atualmente, em tempos de escassez e esta, por natureza, tem uma tendência de nos humilhar, de mostrar nossa fragilidade, nossas limitações. Só então, o muito deixa de ser só meu, outro tanto deixa de ser só do outro e o pouco se torna, finalmente, de todos.

O medo existe porque o que já é pouco está diminuindo de forma dramática e atendendo a um número maior de necessitados e se não houver uma intervenção dos céus ou das nuvens – como queira entender – uns serão atendidos em detrimento de outros e a pergunta que não calar é quem definirá as prioridades. Pois, não podemos esquecer que o gerenciamento, as decisões tomadas acerca de quem esta pouca água deve beneficiar é responsabilidade detida por alguns que não sabemos por quem ou pelo que seus olhares expressam ternura.




quarta-feira, 6 de março de 2013

Proibida visita a Barragem de Ponto Novo

Vergonha!
Está proibida a vista de “qualquer cidadão” a Barragem de Ponto Novo.  Segundo informações, uma instrução normativa partiu de um representante da CERB - Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, alegando medidas de segurança.

A informação foi confirmada pelo radialista e vereador de Ponto Novo, Arnóbio Carneiro, que ficou indignado ao ser barrado por um segurança que não permitiu a entrada do mesmo na Barragem porque o guarda teria recebido esta ordem.

Após ser levado ao ar no programa Rádio Cidadão – Itapicuru FM, o assunto virou polêmica e repercutiu de forma negativa no município. A Barragem de Ponto Novo é um dos pontos turístico da cidade, assim, quem chega à cidade quer logo conhecê-la, sendo bastante também visitada pela população.

A justificação de que a proibição é por questão de segurança, está sendo contestada pelos moradores, haja visto, que quando a Barragem estava cheia não houve tal preocupação.

Sabe-se que, lavagem de carro, banho de animais, irrigação clandestina com motores poluentes, derrubada de árvores , vem acontecendo e degradando o Rio Itapicuru, não seria isto também, uma questão de segurança para garantir a integridade operacional e preservação da vida, da saúde e do meio ambiente?

 ( Escrito por Marcos Cleyton )

segunda-feira, 4 de março de 2013

Carros potentes encomodam moradores em Ponto Novo
Nos últimos dias aumentou consideravelmente o número de veículos com equipamentos potentes que param em esquinas, bares e até na praça central de Ponto Novo, onde tiram o sossego de todos que estão por perto.

No último dia 23 de fevereiro, véspera do aniversário da cidade, quando acontecia a final do futsal, veículos com equipamentos potentes interditaram a pista na Avenida Lomanto Júnior ao lado dos quiosques com músicas que na maioria das vezes era apreciado por poucos.

Para colocar mais um pouco de polêmica no assunto, no dia seguinte, quando se efetivamente comemorava o aniversário da cidade, quando acontecia apresentação cultural com grupos de capoeira, um grupo de jovens com “um carro de som” potente fazia apologia ao sexo com a seguinte música: " não vou comer as velhas só vou comer as novas".

Depois de muito chamar atenção o fato, moradores revoltados acionaram a polícia onde conseguiu conter a banalização.

 Nota-se, que os proprietários dos veículos são na grande maioria de outros municípios, que vêem para Ponto Novo porque a fiscalização e a punição não é tal severa quanto em seus municípios.

Diante da bagunça, medidas devem ser tomadas a fim de se intensificar o combate aos abusos sonoros produzidos por som automotivo nas vias públicas de Ponto Novo.


                                    



domingo, 3 de março de 2013

Polícia procura autor de assassinato em Ponto Novo



A Policia de Ponto Novo continua procurando o elemento que por volta das 14:h10min deste sábado (02), assassinou com um golpe de faca no peito ( lado esquerdo), EDIVALDO DA SILVA CAVALCANTE, 36 Anos, conhecido por Nen, quando o mesmo se encontrava deitado no interior de um Box na praça da feira livre nesta cidade.


Segundo informações, após cometer o crime o autor fugiu sem deixar pista. Apesar de existir outros boxes com movimento ao lado e ninguém ter informado nada, informações dão conta que a polícia já sabe de quem se trata o acusado,porém , corre a segredo de justiça.

EM PONTO NOVO : Animais soltos continuam provocando acidentes e mortes.



Animais soltos na BR - 407  têm causados muitos acidentes, acidentes estes que vitimam pais de famílias, trabalhadores e jovens, todos vítimas de uma série de irresponsabilidades. 

Primeiro de quem cria animais soltos, segundo de quem não fiscaliza , terceiro de quem não pune, e por fim , de quem dirige com imprudência.

Neste último final de semana em Ponto Novo,  aconteceram dois acidentes devido  animais soltos na pista.


Por volta das 04:00 hs, um veículo chocou-se com uma vaca e capotou, próximo ao sítio Barreiras, os quatros ocupantes nada sofreram graças a Deus.

Já o jovem José Ailton Galindo da Silva (Barrão), morador do bairro do contorno,  filho de Dezinho(Bacana), que vinha de Capim Grosso para Ponto Novo, faleceu quando sua moto chocou-se com um Jegue na saída de Pedras Altas.



O sepultamento do mesmo ocorreu na manhã deste domingo ( 03), onde um grande número de amigos e parentes acompanharam até o cemitério local onde fizeram a última despedida.