quarta-feira, 16 de abril de 2014

Tribunal de Justiça decreta ilegalidade da greve dos policiais na Bahia a pedido do MP


O Tribunal de Justiça da Bahia decretou, nesta quarta-feira (16), a ilegalidade da greve da Polícia Militar da Bahia e todo o efetivo deve voltar imediatamente às atividades para a garantia da segurança pública.


A Justiça acolheu pedido pelo Ministério Público do Estado da Bahia em uma ação cautelar ajuizada pelo procurador-geral de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel contra o governador da Bahia, Jaques Wagner, e seis associações representativas dos policiais militares: a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares (Aspra), Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPM-BA Força Invicta), Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM-BA), Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia (ABSSO-BA) e a Associação dos Bombeiros Militares da Bahia – Associação Dois de Julho.


Ainda de acordo com a decisão judicial, concedida liminarmente pelo desembargador plantonista Roberto Maynard Frank, o governador deve realizar, de imediato, um plano de contingenciamento da segurança pública em todo o estado, de modo a preservar os interesses públicos de segurança social e jurídica.
O Ministério Público destacou na ação cautelar que o movimento paredista coloca em risco a integridade da população baiana. “O risco à segurança pública e à coletividade é patente”, afirmam o procurador-geral de Justiça Márcio Fahel e o promotor de Justiça Cristiano Chaves na ação.


Segundo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), os militares e equiparados são proibidos de realizar greve. O movimento grevista deflagrado ontem na Bahia fere, portanto, “frontal e diretamente, o direito constitucionalmente garantido à segurança pública”, afirma o MP.


De acordo com o texto constitucional, cabe ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição, devendo promover as medidas necessárias à sua garantia.

Delegado acusado de agressão fisica contra advogado Pedro Cordeiro

Denunciado por uma coligação política que teve como advogado Pedro Cordeiro,(foto)  o delegado  Claudio Lima Gomes, que atua em Itiúba e Ponto Novo, acompanhado de mais dois agentes, teria na tarde de terça-feira, dia 15, realizado uma verdadeira sessão de espancamento contra o advogado bonfinense.

Audiência relativa a denúncia já aconteceu e o processo segue até a decisão final.Testemunhas relatam que viram uma perseguição da viatura da polícia civil contra o veículo que estava sendo conduzido pelo advogado.
Procurado, o advogado talvez temendo pela morte não quis falar sobre o assunto, já o delegado nega a sessão de tortura informando através da coordenadoria que apenas teria parado o veículo do advogado por excesso de velocidade.
FONTE:BLOG DO WALTERLEY KHUIM

Greve da PM: policial é morto durante assalto próximo à Cavalaria de Feira

Um policial militar que não teve a identidade revelada foi assassinado, no fim da manhã desta quarta-feira (16), após ladrões assaltarem um estabelecimento próximo à Cavalaria de Feira de Santana. O PM estava à paisana realizando atividades pela Cavalaria através de um trabalho de equoterapia, juntamente com outrasQuando os acusados descobriram que se tratava de um PM, roubaram a arma dele e o atingiram na nuca. A vítima morreu na hora. Os bandidos fugiram.  pessoas. Segundo testemunhas, os ladrões estavam em um veículo Fiat Uno.  Bocão News.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

POLICIA MILITAR FAZ ‘MILAGRE’ E CURA UM ALEIJADO QUE VENDIA DROGAS NA CADEIRA DE RODAS

Polícia Militar da cidade de Feira de Santana flagrou nesta segunda-feira (07) um jovem que vendia drogas sentado em uma cadeira de rodas.
 
O fato ocorreu durante uma ação de ronda nos Bairros e ganhou notoriedade na imprensa após repercutir nas redes sociais com frases irônicas do tipo: “A PM fez o cidadão levantar, isso é milagre” postada por diversos internautas.

Segundo boletim de ocorrência os Policias Militares suspeitaram do rapaz e resolveram realizar uma abordagem, ao perceberem que ele portava entorpecentes, solicitaram que o cidadão ficasse de pé com as mãos na cabeça.
 
O pedido foi prontamente atendido, o jovem levantou-se com rapidez e foi conduzido a Delegacia sendo autuado em flagrante por tráfico de drogas. 


 
Feira de Santana: Polícia Militar faz “milagre” e “cura” deficiente que vendia drogas em cadeira de rodas


(Fonte: Livramento agora )

Forte temporal enche açudes e barragens no município de Queimadas



Devido as chuvas, as aulas da rede Municipal e Estadual foram suspensas, porque muitas estradas vicinais amanheceram intransitáveis

queimadas 
 O volume de chuva que atingiu o município de Queimadas na noite de segunda – feira (07) elevou o nível de todos os afluentes do rio Itapicuru. Muitos açudes, tanques,tiveram gradual elevação nas últimas 6 horas de chuvas. Algumas barragens, que antes estavam com o nível normal,no último domingo (06) chegaram a transbordar em vários pontos provocando inundação.

O Rio Itapicuru Mirim que estava seco e vinha afetando as comunidades ribeirinhas,do povoado Alecrim,também transbordou. Segundo alguns moradores choveu cerca de 126 milímetros.

 A chuva também modificou o cenário da cidade. A noite de segunda choveu cerca de 5 horas, o suficiente para alagar vários pontos da cidade, como a Rua que da acesso ao alto da Jacobina, entre outras que ficaram alagadas.
 barragem
Devido as chuvas, as aulas da rede Municipal e Estadual foram suspensas, porque muitas estradas vicinais amanheceram intransitáveis.
Alivio para o produtor – De acordo com o site Queimadas News, antes o povo ribeirinho estava a cerca de 2 anos sem uma boa chuva,resultando sérios prejuízos, pois, o abastecimento da comunidade é via adutora de Pedras Altas em Capim grosso,e a população perdeu 80% do rebanho, pois a água que era levada por carro pipa não era suficiente para matar a sede dos animais.

Redação CN * informações Cidicleiton Souza (Zé Bim )

Prefeitos baianos aderem à paralisação nacional na sexta-feira (11)

 

Para denunciar a atual situação de crise financeira das administrações municipais, as prefeituras de todo Brasil fecham as portas na sexta-feira (11). Em Salvador, a diretoria da UPB (União dos Municípios da Bahia) vai reunir prefeitos, deputados e senadores para discutir as principais reivindicações dos gestores.
Neste dia será ponto facultativo nas prefeituras, entretanto, os serviços essenciais como escolas e  hospitais devem funcionar normalmente. A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, afirma que “questões estruturantes continuam sem solução e os municípios permanecerão em crise, caso mudanças profundas não sejam implementadas”. Segundo ela, a crise é o reflexo do desequilíbrio das finanças municipais e evidencia que a receita arrecadada hoje não corresponde ao aumento de responsabilidades repassadas aos municípios pela União.
A iniciativa de fechar as prefeituras foi deliberada pelo Conselho Político da Confederação Nacional dos Municípios, no dia 27 de janeiro em Alagoas, com a participação de presidentes de associações municipalistas estaduais de todo o país. Os prefeitos foram orientados a levar os agentes públicos, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias de seus municípios para as capitais em um ato simbólico.
Prioridades

Entre as prioridades listadas pelos prefeitos estão: a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional PEC 39/2013, que aumenta em dois pontos percentuais os repasses ao Fundo de Participação dos Municípios; a reformulação da lei do ISS – Imposto Sobre Serviço para que o tributo fique com o município do tomador do serviço ao contrário do que ocorre hoje; Apreciação pelo Supremo Tribunal Federal da Lei dos Royalties do Petróleo.

A pauta inclui ainda o “encontro de contas” com o INSS. Atualmente, o pagamento de dívidas previdenciárias está atrelado aos repasses do FPM, que pode e tem sido retido pelo atraso de pagamento das parcelas negociadas. Entretanto, há débitos também da Previdência com os municípios e somente um ajuste de contas favoreceria liquidação da dívida. Por fim, os prefeitos exigem do Congresso Nacional a criação de mecanismos legais que evitem a desoneração de impostos que compõem o FPM, a exemplo do IPI – Imposto sobre Produto Industrializado.
 

Mulher morre eletrocutada por tanquinho de lavar roupas no interior da Bahia

m 
Uma mulher de 33 anos morreu na manhã desta terça-feira (8) após sofrer uma descarga elétrica, enquanto lavava roupas em um tanquinho no quintal da casa onde morava na Rua Nova República, no Bairro Vila Isabel, em Itapetinga, Sudoeste Baiano.

Por volta das 08:10hs, vizinhos disseram terem ouvido os gritos de Gleyde de Jesus Freire, pedindo para desligar a energia elétrica da casa, pois estava morrendo eletrocutada. “Quando cheguei perto ela já estava desmaiada, descalça e com as roupas molhadas, a tomada ficou sobre os seios dela”, disse uma moradora.
Uma unidade avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e tentou reanimar a vítima, mas sem sucesso. Gleyde era casada, mãe de dois filhos e trabalhava na Azaleia Calçados, inclusive o fato teria sido presenciado pelos dois filhos menores de idade.
Os dedos de uma das mãos da mulher apresentavam ferimentos. O local foi periciado e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, após a necropsia será liberado para familiares.
Fonte: Eudo Mendes (Itapetinga Repórter)


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Inscrições para o projeto Universidade para Todos são prorrogadas

  Serão oferecidas 21.785 vagas. O projeto, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é desenvolvido em parceria com as universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Santa Cruz (Uesc), do Estado da Bahia (Uneb) e Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Pode participar da iniciativa o aluno que estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado, ou no 4º ano da educação profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes), egresso da rede pública estadual e/ou municipal da Bahia e tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.
Dúvidas sobre as inscrições podem ser esclarecidas através do telefone 0800 285 8000, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou através do e-mail upt@educacao.ba.gov.br. (Ibahia)


Babá que teria agredido criança de um ano presta depoimento; garota está em coma



Babá que teria agredido criança de um ano presta depoimento; garota está em coma  
Babá suspeita de agredir uma menina de um ano e deixá-la em estado grave foi ouvida nesta terça-feira (1°) pela polícia de Feira de Santana, no centro norte baiano. A criança está internada no Hospital Estadual da Criança(HEC), e permanece em coma profundo. A suspeita foi à delegacia acompanhada dos pais, que alegam que ela sofre de transtornos mentais e não tomou os remédios por causa de uma gravidez. O depoimento aconteceu a portas fechadas, durou cerca de duas horas e foi acompanhado pelo advogado contratado pela família. "Só quem pode confirmar isso [problemas mentais] é o laudo médico. Se ela teria problemas mentais, isso deveria ser verificado no momento da contratação", disse o advogado Brender Nascimento. Após os esclarecimentos, a babá foi liberada, já que se apresentou espontaneamente. Boletim médico divulgado nesta terça pelo HEC diz que a vítima é acompanhada por um neurocirurgião e encontra-se em “coma profundo com ventilação mecânica, sem indícios de reatividade”. "A menina está sofrendo muito, está toda entubada. Só Deus para livrar ela da morte", conta Sandra Pereira, tia da criança ao G1
A

Menino de 11 anos morre vítima de meningite tipo C em Vitória da Conquista



Uma criança de 11 anos morreu vítima de meningite do tipo C no povoado Lagoa de Maria Clemencia, na zona rural de Vitória da Conquista, localizado a 509 quilômetros de Salvador. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram recolhidas amostras do sangue do menino no hospital onde ele estava internado, no Hospital Pediátrico de Vitória da Conquista (Hospec). O material está sendo encaminhado para análise em Salvador.
 A criança apresentou sintomas de febre e dores no corpo na última terça-feira à noite (25) e morreu no dia seguinte. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Aguiar, os sintomas da criança evoluíram muito rápido, sendo o primeiro caso registrado na região este ano. A ocorrência foi confirmada na segunda-feira (31).
 Em uma nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde em um site da região, o Blog do Anderson, o órgão informa que todas as medidas de vigilância foram tomadas para evitar a transmissão e o adoecimento de outras pessoas que tenham entrado em contato com a criança, inclusive a quimioprofilaxia, que consiste no uso de medicação.
 Além de assistência à família, a Secretaria de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, está realizando palestras na escola da localidade sobre a meningite, garantindo vacina para crianças menores de 2 anos, atendimento e orientação em todas as Unidades de Saúde e capacitação dos profissionais de saúde sobre a doença.