domingo, 20 de outubro de 2013

Locutores da Itapicuru participaram do II Encontro de Radialistas e Comunicadores.


Foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro na cidade de Capim Grosso, o II Encontro de Radialistas e Comunicadores Sociais da região promovido pela Sinterp-Bahia(Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, Tv e Publicidade do Estado da Bahia. O evento  reuniu diversos locutores das emissoras de radio, estudantes de comunicação social e blogueiros das mais diversas cidades onde ambos  ficaram concentrados na sede da Câmara de Vereadores.
Durante o evento foi realizado debates com os palestrantes Dr. Josemar Santana Jornalista e Advogado que fez a 1ª palestra na tarde de sexta-feira 18, com o tema ético na comunicação. Everaldo Monteiro presidente do SINTERPE, falou sobre a regulamentação profissional dos Radialistas e Comunicadores em geral.
Na manha de sábado 19, a Jornalista e Radialista Milene Boas natural de Capim Grosso, irmã do jornalista Erik Rios  que é bastante conhecida por ter trabalhado com Bocão na Rede Record e com Raimundo Varela. Atualmente Milene trabalha com Mario Kerts na Metrópole, a Radialista fala sobre produções de matérias e veiculação na mídia.
 A presença massiva de locutores de rádios comunitárias que buscam a sua regularização profissional foi marcante neste evento. Destacamos as rádios Abelha Dourada, Várzea do Curral,Contorno Fm,Itatiaia Fm, Jacuipe Fm, Serrrote Fm. Emissoras comercias Paiaia Fm, Rainha Fm, Jacobina Fm, Progresso Am e Transamerica.Um dos assuntos mais questionados entres os participantes da plateia foi a questão da qualidade de imprensa na atualidade.
A Radio Itapicuru FM representada por: Ailton Cerqueira, Marcos Cleyton  e Sandra Moura que  além de buscarem atualizaçao de conhecimentos sobre as posturas e condutas corretas da profissão, aproveitaram o momento para levantar seus questionamentos aos palestrantes;
Aílton Cerqueira questionou e manifestou ao palestrante Josemar Santana sobre matérias encomendadas de assessorias publicas municipal e gabinetes deputados que insistem promoverem seus gestores de forma gratuita. O mesmo ainda acrescentou que alguns ficam até ligando para mesmo ordenando a leitura de seus relesses. E ainda no Domingo (19) o mesmo sugeriu uma melhor postura para comunicação para que os seus colegas presentes na plateia não sigam programas que ofendam o ouvinte  e que prestarem atenção aos padrões das emissoras tais como sistema globo de radio, metrópole e Band News que noticiam o conteúdo com credibilidade.
Respondendo a primeira questão, o palestrante orientou que o profissional de radio deve antes investigar a fundo essas sugestões de pautas, que muitas vezes não condiz com a realidade. Ai a radio ou blog pode estar compartilhando a irresponsabilidade e falta de ética e postura da profissão. O mesmo acrescentou que existem espaços publicitários que ficam sob a responsabilidade de seus idealizadores.
Por sua vez Marcos Cleyton  manifestou indignação e que a entidade tome conhecimento da postura de alguns apresentadores de rádios que estão provocando constrangimento para os bons profissionais. Trata-se do sensacionalismo com brincadeiras e politicagem no exercício da apresentação de programa jornalístico. O mesmo justificou que isso vem sendo promovido e provocando uma interpretação aos ouvintes que todos os radialistas se vendem para falar bem ou mal de alguém.
Respondendo a questão, o palestrante lamentou essa realidade que vem sendo promovida em algumas TVs e rádios na Bahia, e que os maus radialistas estão sendo punidos pela justiça através de ações de processos judicias.
Este foi objetivo dos locutores da Itapicuru e de outras emissoras neste encontro para aperfeiçoarem suas condutas e posturas corretas para levar uma comunicação de qualidade aos ouvintes.
Portal Acontece.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário