segunda-feira, 10 de março de 2014

Meninas de 10 a 13 anos devem se vacinar contra HPV; campanha começa nesta segunda



 
A campanha de vacinação contra o HPV começa nesta segunda-feira (10) em todo o Brasil. Em Feira de Santana, um treinamento foi realizado para todos os enfermeiros da rede pública de saúde. Segundo a coordenadora da rede de frios, Kátia Ferraz, o treinamento é importante para que os enfermeiros apliquem a vacina de maneira segura e com qualidade.
 “Essa vacina é de grande importância, pois estará prevenindo a mulher contra o câncer de colo de útero. A vacina será iniciada no dia 10 em todas as unidades de saúde das 8h até às 17h. A vacina é administrada por via intramuscular com uma dose. A segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e terceira dose, cinco anos após a primeira dose”, informou.
 A coordenadora explicou que a faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 11 até 13 anos 11 meses e 29 dias, pois o ideal é que as adolescentes tomem a vacina para gerar os anticorpos e na fase adulta, quando elas vão se expor mais, estejam protegidas. As pessoas que estão fora da faixa etária e queiram ser imunizadas, podem procurar a vacina na rede particular de saúde.

HPV e câncer

A vacina contra HPV que será distribuída no SUS (Sistema Único de Saúde) é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário